Coordenador : Manuelle Maria Marques Matias
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 396322.2206.297452.19072023
Departamento/Setor: MPS
Área Temática : Saúde
Tipo: Eventos
Publico Alvo : O público-alvo será composto por discentes, profissionais de saúde e usuários da Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March no bairro Fonseca, na cidade de Niterói/RJ.
Local de atuação: Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March
Objetivo
1. OBJETIVO PRINCIPAL .Sensibilizar os discentes participantes sobre a importância do trabalho nas equipes interprofissionais do campo da saúde. 2 OBJETIVOS SECUNDÁRIOS .Oportunizar troca de conhecimento entre os diferentes docentes e discentes participantes da ação .Promover reflexões e debates sobre o trabalho na Atenção Secundária à Saúde .Elaborar material teórico-educativo para uso na formação de novos profissionais.
Resumo
Esta ação objetiva dialogar com profissionais de saúde e usuários da rede de serviços de saúde sobre o SUS: como ele funciona , as áreas que ele atua, mostrar seus níveis de atenção, elucidar os princípios do SUS (universalização, equidade, integralidade), e mostrar como os usuários podem participar ativamente dos processos do sistema inclusive por meio de conferências e conselhos em saúde, evidenciando a importância do SUS para a sociedade. Mas sobretudo objetiva fomentar práticas colaborativas e interprofissionais, possibilitando essa vivência ao estudante em campo de prática. As ações serão desenvolvidas de acordo com os seguintes temas: *Vacinação Esta ação possui a finalidade de gerar a conscientização das pessoas em relação à importância do programa nacional de imunização, a manutenção da carteira de vacinação, quais as vacinas certas a se tomar, em quais situações não se aconselha tomar vacinas, as quantidades certas de doses por vacina e explicar quais doenças podem ser evitadas com o programa nacional de vacinação do adulto (18-59) e do idoso (60+). Em sequência, haverá conferência da carteira de vacinação. *Acompanhamento terapêutico da medicação Proposta de abordagem individual com pacientes para esclarecimentos e escuta, em parceria com equipe farmacêutica e enfermagem. Podem ser discutidos medicamentos de uso mais comum pela população (como os de doenças crônicas) ou questões do caso em particular, como relatos e dificuldades encontradas; *Acompanhamento do estado nutricional e orientações sobre alimentação e nutrição Parceria com nutricionista para acompanhamento de abordagens terapêuticas que atuem com foco na adesão do paciente aos tratamentos indicados;